André Iunes Pinto

André Iunes Pinto

Jornalista, especializado em estratégia de conteúdo digital e gerenciamento de projetos online. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui ampla experiência em Inbound Marketing, com atuação na produção e gestão de conteúdo (redação, revisão, edição e otimização para buscadores – SEO), arquitetura da informação, direção de arte, análise de usabilidade / UX (User Experience) e estratégia em redes sociais.

Foi, respectivamente, diretor de redação, editor executivo e colaborador das revistas Webdesign; Áudio, Música & Tecnologia; e Backstage, atuando, também, como colaborador da revista Digital, do jornal O Globo, com três coberturas internacionais. Ainda no Globo, manteve, por cinco anos, um blog sobre tecnologia musical, chamado Overdubbing. Além disso, foi produtor de conteúdo do  portal Globo Cidadania, da Rede Globo, alimentando os sites dos programas Globo Ciência, Globo Universidade, Globo Ecologia e Globo Educação.

Na comunicação empresarial, trabalhou, de 2011 a 2015, como redator na Petrobras, produzindo mensalmente uma publicação interna, além de roteiros de vídeos institucionais. Nessa área, sua atuação também se deu em empresas como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Grupo Lafarge, onde produziu conteúdos para diversas plataformas.   no marketing político, foi estrategista de conteúdo nas campanhas online dos ex-prefeitos Luiz Paulo Conde (Rio de Janeiro) e Arnaldo Vianna (Campos – RJ), bem como produtor de conteúdo e editor de capa do site de campanha do atual governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Na área de criação multimídia, constam em seu portfólio a participação no redesenho do site do jornal O Globo (2007), a criação do conceito editorial e de design de interface do primeiro site do jornal Extra (2008) e do site da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2005). Além disso, também atuou em projetos multimídias, como estrategista de conteúdo, para empresas e instituições como Previ, Shell, Rio Solidário, Pacto do Rio, Iatec, Centro de Cidadania Barbosa Lima Sobrinho, HemorioCoppe/UFRJ, entre outras. Atualmente, é gerente de conteúdo na agência TMI – Texto & Mídia.